A Comarca de Patos passará por correição a ser realizada pela Corregedoria Geral de Justiça da Paraíba no período de 28 de março a 8 de abril do corrente ano. Só na seara judicial, o procedimento envolverá nove unidades, sendo sete Varas e dois Juizados Especiais. A ação também alcançará os 19 cartórios extrajudiciais existentes em municípios que integram a Comarca. O edital que designou a correição foi publicado no Diário da Justiça eletrônico dessa terça-feira (8).
A realização de correições simultâneas em diversas unidades está sendo viabilizada em razão de novas ferramentas tecnológicas desenvolvidas pela Gerência de Tecnologia da Informação da Corregedoria, sob o comando do gerente Alberto Risucci.
“Temos uma nova versão dos fluxos de correições, que permitirá aprimoramentos na automação em assinaturas de despachos. Os processos com provimentos a serem cumpridos aparecerão em tarefas separadas no gabinete ou no cartório, de acordo com a posição atual do feito. Após a verificação, o próprio sistema faz a remoção do processo das tarefas de cumprimento de provimentos”, explicou.
Segundo a juíza corregedora Aparecida Gadelha, até o início deste ano, a correição era realizada em uma unidade judiciária por vez, tendo em vista a grande quantidade de processos a serem analisados diretamente pelos corregedores. “Agora dispomos de um mecanismo através do qual os processos virtuais que se encontram com uma mesma situação, recebem provimentos automáticos, dispensando assim a repetição pessoal e desnecessária de atos”, pontuou.
A magistrada esclareceu, também, que os processos ainda físicos, bem como os arquivados e os ativos, por amostragem, permanecerão reservados à análise mais rigorosa dos corregedores. “Essa ação garante maior celeridade ao Órgão de Controle estadual e, por esse motivo, será possível realizar correições simultâneas em grandes comarcas”, complementou Aparecida Gadelha.