A Marcha para Jesus, que será realizada no dia 8 de novembro, em João Pessoa, contará com a participação especial dos cartórios paraibanos visando ampliar o cadastro de doadores de órgãos no estado. O anúncio foi realizado pelo presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB/PB), Lucas de Brito, nesta quinta-feira (16), durante coletiva à imprensa promovida pela Associação Marcha Para Jesus.
Uma tenda com o serviço será montada na concentração do evento, na Praça da Independência, a partir das 14 horas, onde os participantes poderão tirar dúvidas e realizar a autorização para doação de órgãos, de forma eletrônica e totalmente gratuita. “Os cartórios da Paraíba estarão mobilizados para divulgar a ferramenta gratuita de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), uma iniciativa que ajuda a salvar vidas e que alimenta um banco nacional de doadores de órgãos”, explicou Lucas de Brito.
A Marcha para Jesus é resultado da união de mais de 30 igrejas evangélicas da Paraíba, e um patrimônio cultural e imaterial da capital e do estado, conforme previsto em leis. O evento também recebe apoio da Prefeitura de João Pessoa e do Governo Estadual. “Neste ano, a Marcha para Jesus tem muitas novidades. Vamos ter um grupo de motoqueiros, ciclistas e também corredores, porque queremos enaltecer a importância da saúde física. Esperamos uma grande multidão em um evento inesquecível”, destacou o presidente da Associação Marcha para Jesus, Jean Kléber.
O evento contará ainda com ônibus acessível para pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, além de um trio exclusivo para crianças. A grande atração musical da edição será o cantor gospel Israel Salazar, que interpretará cânticos de louvor no palco montado nas proximidades do Busto de Tamandaré. Cerca de 40 mil pessoas são esperadas durante os 5,5 quilômetros de percurso pela Avenida Epitácio Pessoa.
Sobre a AEDO
A AEDO é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF), numa parceria com o Ministério da Saúde. A ferramenta foi lançada em abril de 2024 e é regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do CNJ. Ofertada de forma gratuita para toda a população, a autorização feita pelos Cartórios de Notas fica disponível no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos, agilizando os procedimentos de doações no país.