A campanha para aumentar a fila de doares de órgãos na Paraíba ganhou um reforço, no último sábado (8), durante a realização da Marcha para Jesus, em João Pessoa. Os Cartórios de Notas do Estado montaram uma tenda na concentração do evento, para divulgar a Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO) e tirar dúvidas da população sobre o tema.
A AEDO é uma ferramenta gratuita disponibilizada à população pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) visando a ampliar a fila de doadores no País. O presidente da seccional paraibana da associação, Lucas de Brito, destacou que a entidade criou um formulário para facilitar o cadastro de pessoas com interesse em se tornarem doadoras, mas sem tempo para oficializar sua decisão durante o evento.
Por meio de um QR Code que foi colocado em faixas e banners durante o percurso, que seguiu pela Avenida Epitácio Pessoa, os interessados puderam acessar o formulário e preencher seus dados. “Após o preenchimento dos dados, o cartório escolhido entra em contato com o interessado e oficializa, com documento de validade nacional, o interesse da pessoa em tornar-se doadora. Essas informações são sigilosas e só ficam acessíveis às instituições do Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde”, explicou Lucas de Brito.
Para o tabelião, a iniciativa contribui para diminuir a fila de espera por um transplante. “Um dos grandes problemas da fila de transplantes é a falta de doadores, porque há ainda a questão da compatibilidade, então, quanto mais doadores nós tivermos no banco, mais vidas serão salvas, e essa é uma excelente forma de se exercer o amor ao próximo”, acrescentou o presidente do CNB/PB.
Quem atendeu ao chamado ainda no evento foi a atendente Elienai Ferreira, de 43 anos. Ela esperava o início da Marcha para Jesus, quando decidiu ir à tenda montada na concentração do evento, para realizar o cadastro. “Sou doadora de sangue há muito tempo e, quando soube da iniciativa, pensei que deveria despertar para esse lado. Estava passando, vi a tenda e resolvi oficializar minha decisão”, conta. A motivação de Elienai resume tudo: “Antes de tudo é o amor. O amor pelas pessoas e pela vida”.
Sobre a AEDO
A AEDO é uma funcionalidade da plataforma digital do e-Notariado devidamente regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), numa parceria com o CNB/CF e com o Ministério da Saúde. A ferramenta, lançada em abril de 2024, foi regulamentada pelo Provimento nº 164/2024 do CNJ. Ofertada de forma gratuita para toda a população, a autorização feita em cartório fica disponível no Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde, diretamente na Central Nacional de Doadores de Órgãos, agilizando os procedimentos de doações no país.















