Presidente Lucas de Brito destaca Jornada Notarial 2024 e mantém plano de impulsionar autorizações de doação de órgãos na Paraíba
A 2ª edição da Jornada Notarial 2024, promovida pelos Cartórios de Notas da Paraíba no último sábado (19), no Manaíra Shopping, foi um sucesso marcante. O evento reuniu paraibanos interessados em autorizar eletronicamente a doação de órgãos, por meio da Autorização Eletrônica para Doação de Órgãos (AEDO). Essa iniciativa foi fundamental para aumentar a conscientização sobre o tema, permitindo que dezenas de pessoas registrassem formalmente seu desejo de serem doadoras, contribuindo para a redução da fila de espera por transplantes, que ultrapassa 60 mil pessoas no Brasil.
Para o presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB/PB), Lucas de Brito, a Jornada Notarial superou todas as expectativas. “Foi um evento extraordinário, com adesão expressiva da população. A AEDO é uma ferramenta essencial para salvar vidas, e nosso objetivo é continuar levando essa ação a mais municípios da Paraíba, com o apoio das serventias de notas”, afirmou.
A ação também contou com o apoio de importantes parceiros, como o Hemocentro da Paraíba, que ofereceu seu serviço de coleta de sangue no local, além da participação do Tribunal de Justiça da Paraíba e do Conselho Regional de Medicina da Paraíba. Serventias de cartórios de todo o estado, incluindo os de Campina Grande e João Pessoa, estiveram presentes para auxiliar o público no preenchimento da AEDO e esclarecer dúvidas sobre o processo de doação.
Entre as pessoas que participaram, Jéssica Santos, de 27 anos, natural de Solânea, foi uma das que aproveitou a oportunidade para deixar registrada sua vontade de doar órgãos. “Sempre quis fazer o bem, mesmo depois de partir. Essa ação me deu a chance de garantir minha decisão”, disse ela. O aposentado João Eliezer Bezerra, transplantado cardíaco, também compareceu ao evento e destacou a importância do ato, parabenizando a organização pela iniciativa.
A Jornada Notarial 2024 consolidou seu papel social, levando conscientização e promovendo a solidariedade em prol da vida, destacando-se como um exemplo de ação cidadã e de comprometimento com a saúde pública no estado da Paraíba.