Evento realizado em Brasília, nessa quarta-feira (2), marcou o anúncio oficial do apoio brasileiro à candidatura do notário mexicano David Figueroa Márquez à presidência da União Internacional do Notariado (UINL), bem como o lançamento da candidatura do notário Ubiratan Guimarães à vice-presidência da UINL para a América do Sul. O encontro contou com a participação do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB/PB), representado pelo tabelião associado Sidnei Perfeito, titular do 7° Tabelionato de Notas de João Pessoa.
O apoio foi formalizado dentro do Encontro Brasil-México realizado pelo Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF) com integrantes de uma comitiva mexicana, ocasião na qual foi realizada a assinatura de Acordo de Cooperação entre os notariados dos dois países. Durante o evento, também foram realizadas reuniões com a diretoria do CNB/CF sobre questões administrativas e para debater estratégias de fortalecimento do Notariado na América Latina.
A programação ainda incluiu uma visita institucional ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a delegação mexicana conhecer de perto o trabalho desenvolvido pelo notariado brasileiro e o papel do CNB/CF na promoção da inovação e segurança jurídica no país. A delegação brasileira foi liderada pela presidente do CNB/CF, Giselle Oliveira de Barros, e contou com a presença do vice-presidente Eduardo Calais, e do diretor do CNB e membro do Conselho de Direção da UINL, Ubiratan Guimarães.
O CNJ foi representado pela conselheira Daniela Madeira e pela desembargadora paraibana Agamenilde Dias, juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça. Ambas destacaram a importância de levar a experiência brasileira com os atos eletrônicos e a desjudicialização para o cenário internacional e também ressaltaram a necessidade de integrar as melhores práticas internacionais ao sistema notarial brasileiro.




