skip to Main Content
TJPB Debate Planejamento Estratégico Nacional 2021-2026 No Encontro Da Rede De Governança

Os desembargadores do Tribunal de Justiça da Paraíba Fred Coutinho, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, Juiz Leonardo Sousa de Paiva Oliveira e a gerente de Projetos e Gestão Estratégica, Carol Leal, participam do Encontro Nacional da Rede de Governança, com o tema ‘Rumo à Excelência na Gestão Pública’. O evento é coordenado pela Rede Nacional de Governança Colaborativa da Justiça Estadual e reúne representantes dos tribunais estaduais do país, para debater e trocar experiências acerca do Planejamento Estratégico Nacional 2021-2026, metas nacionais para 2024 e apresentação de boas práticas, no âmbito do Poder Judiciário. O encontro, que é promovido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), teve início nesta segunda-feira (10) e segue até esta terça-feira (11).

Fred Coutinho disse que, “por meio do diálogo e intercâmbio de conhecimentos, vamos unir esforços de forma colaborativa, visando o desenvolvimento de novas estratégias que possibilitem alcançar a tão almejada Justiça célere e universal por todos os tribunais. É uma oportunidade ímpar para fortalecermos nossa atuação e promovermos a melhoria do sistema”.

O desembargador Oswaldo Trigueiro e o juiz Leonardo Sousa de Paiva Oliveira serão atores em mesas de trabalho. Eles vão abordar, respectivamente, a ‘Consolidação dos Precedentes Obrigatórios’ e ‘Prevenção de Litígios e Adoção de Soluções Consensuais de Conflito’

Desembargador Fred Coutinho, Juiz Leonardo Sousa e o desembargador Oswaldo Trigueiro. Foto: TJPB.

Ao final do Encontro, serão apresentadas propostas e deliberações sobre a pauta, além de uma pesquisa de satisfação entre os participantes e espectadores do evento. Além disso, ainda acontecem reuniões de trabalho voltadas à valorização de magistrados (as) e servidores (as) do Poder Judiciário estadual, com a difusão de projetos e iniciativas através da apresentação de painéis.

A proposta metodológica do Encontro Nacional da Rede de Governança indica que a distribuição dos participantes seja realizada de forma concomitante pela afinidade que eles e elas têm com tema e de forma aleatória, em mesas redondas nas salas. Em seguida, foram apresentadas duas visões problematizadas do tema, seguidas por discussão, debate e entrega de resultados por mesa de trabalho.

A gerente Carol Leal e representantes de outros tribunais. Fonte: TJPB.

As apresentações e a mediação da sala serão feitas por tribunais previamente definidos. As Discussões sobre Metas Nacionais e Metas da Corregedoria acontecerão no auditório do TJBA na tarde da terça-feira, bem como ocorrerá a apresentação de resultados produzidos durante as oficinas. As Boas Práticas inscritas serão apresentadas por meio de painéis a serem fixados em área a ser definida.

Em 2014 e 2017, o TJBA já havia sediado encontros similares, em âmbito nacional, com a participação de representantes dos 27 tribunais estaduais. Nas oportunidades, respectivamente, os eventos receberam os nomes de Missão Itapuã e Missão Humaitá, em referência à primeira edição, que ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJPE) e foi intitulada Missão Recife.

Fonte: TJPB

Back To Top