O Tribunal de Justiça da Paraíba já lançou 10 obras dentro do projeto ‘Coleção – História das Comarcas Paraibanas’, seis delas, na atual gestão. A iniciativa, implantada em outubro de 2011, busca contar a história das unidades judiciárias do Estado, com ênfase para a valorização do Juízo de 1º Grau, bem como oportuniza aos leitores conhecer, a partir de um trabalho de resgate de valores, grandes trabalhos executados no passado.
Em ordem cronológica, os livros lançados contam a história das comarcas de Mamanguape, Araruna, Campina Grande, João Pessoa, Alagoa Grande, Pombal, Rio Tinto, Conde, Jacaraú e São João do Rio do Peixe, esta última obra lançada pelo Presidente do Poder Judiciário estadual, Desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides, no último dia 10 de janeiro.
Para o desembargador-presidente o projeto cultural não só retrata a história das comarcas, mas resgata momentos de consolidação do Judiciário. “É muito importante, porque precisamos revelar a luta das pessoas que, outrora, se dedicaram tanto para que essas comarcas fossem instaladas e continuassem prestando um relevante serviço às comunidades locais e à sociedade paraibana”.
Neste contexto, o Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, Presidente da Comissão de Cultura do TJ, destacou que a coletânea busca colaborar para que a história do Poder Judiciário seja registrada para as gerações futuras, contribuindo com a própria história da Paraíba, enriquecendo assim a cultura do Estado. Ainda de acordo com o Desembargador Marcos Cavalcanti, o próximo livro da coleção vai tratar sobre a história da Comarca de Patos.
Fonte: TJPB