skip to Main Content

O evento ocorreu no Hotel Manaíra, em João Pessoa, e reuniu autoridades e profissionais do setor notarial e de registro de diversos estados do país

O debate sobre as novidades, as tendências e os desafios para os notários e registradores brasileiros foi o objetivo central do 1º Encontro Integrado de Direito Notarial e de Registro da Paraíba, ocorrido na última sexta-feira (01/11), em João Pessoa. O evento reuniu palestrantes e presidentes dos Institutos Nacionais em um ambiente de troca de conhecimentos e experiências na área.

Para o presidente do CNB/PB, Lucas de Brito, o encontro mostrou a integração entre os representantes do segmento e permitiu aprimorar o conhecimento entre os profissionais a partir da troca de experiências e networking. “Diante das inovações tecnológicas e dos cenários que surgem a partir das demandas sociais, precisamos nos manter em constante formação. Oportunidades como esta fortalecem nossa relação institucional ao mesmo tempo em que nos colocam em sintonia com as novidades que afetam diretamente a atividade notarial”, pontuou.

Durante todo o dia, renomados especialistas debateram temas essenciais ao desenvolvimento do direito notarial e de registro. “Tivemos aulas maravilhosas e pude compartilhar um pouco da experiência que foi participar da Comissão do Senado de Atualização do Código Civil, trazendo enfoque no direito das garantias e o reflexo dessas mudanças propostas para os notários e registradores”, destacou o palestrante Carlos Vieira Filho, que fez uma explanação a convite do CNB/PB. 

Debatedor do tema “Marco das Garantias e Reforma do Código Civil”, Carlos Vieira Filho elogiou a iniciativa do evento e aproveitou a oportunidade para se reencontrar com as origens paraibanas. “Uma satisfação e alegria estar na minha terra natal para este momento. Gostaria de parabenizar todos os organizadores deste brilhante evento”, acrescentou.

Antes do painel reservado para os tabelionatos de notas, o CNB/PB prestou uma homenagem ao notário paraibano Sérgio Albuquerque, titular do 10º Tabelionato de Notas de João Pessoa, com a entrega da Medalha Parahyba de Honra ao Mérito Notarial. “Foi uma satisfação muito grande receber esta honraria do Colégio Notarial como um reconhecimento ao trabalho desenvolvido ao longo dos anos”, disse o homenageado.

Sérgio Albuquerque é um dos decanos da atividade no Estado e foi escolhido pela unanimidade dos associados para ser o primeiro agraciado com a comenda. Sobre o 1º Encontro Integrado de Direito Notarial e de Registro da Paraíba, o tabelião avaliou que foi muito importante para o aprimoramento dos notários e registradores diante dos novos desafios. “Temos muito trabalho pela frente e precisamos estar atentos às mudanças”, avaliou.

A abertura do evento contou com a realização de uma sessão solene da Assembleia Legislativa da Paraíba para a entrega do Título de Cidadão Paraibano ao presidente da Anoreg/BR, Rogério Portugal Bacellar, Tabelião de Protesto do 6º Tabelionato de Protesto de Curitiba. Já dentre os painelistas convidados para apresentação de temas, estiveram Gustavo Fiscarelli (Arpen-BR e Arpen-SP), Carlos Magno (Arpen-BA), Rainey Marinho (IRTDPJ/BR), Fabrício Mendes (IRIB), Jordan Fabrício Martins (IRIB), André Gomes Neto (IEPTB), Rodrigo Pinho (coordenador de Tecnologia do IRTDPJ Brasil) e Gustavo Arruda (registrador imobiliário do Estado de São Paulo).

Coordenado pela Associação dos Notários e Registradores da Paraíba (Anoreg-PB), o encontro contou com a parceria da Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais (Arpen/PB), da Associação dos Registradores de Imóveis da Paraíba (ARI-PB), do Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraíba (CNB/PB), do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas (IRTDPJ-PB) e do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-PB).

Back To Top